terça-feira, 28 de novembro de 2006

Olá amiguinhos! Como prometido vou dizer-vos o que tenho andado a fazer desde Junho de 2005.

Portanto, há uma coisa muito gira chamada Leonardo da Vinci, que não sei como funciona noutras Universidades, mas aqui na nossa, Aveiro, não funciona. Há desculpem funciona, mas tu é que tens que fazer tudo, ou seja, arranjar uma empresa e tratar de todos os contactos entre empresa e Gabinete de Estágios e etc... Até não acho mal, se pelo menos nós fossemos bem informados, mas nem isso. Dizem que nos dão dinheiro para viagens e cursos, mas depois afinal não é bem assim, nós é que percebemos mal.

Mandei o meu CV para várias empresas aqui de Leipzig, mas nada. Até que o Daniel (para quem não sabe, é o meu namorado) disse: manda o CV para o Umweltforschungszentrum. E eu respondi? O QUÊ? E ele disse: "Para o Umweltforschungszentrum". E eu perguntei, "para onde? e desta vez não me cuspas." Bem passados uns bons 15 minutos percebi que devia enviar o CV para o Centro de Investigação Ambiental de Leipzig.

Passadas umas semanas responderam que me queriam para o Departamento de Toxicologia Química. E lá fui eu fazer um curso intensivo de alemão e para cá voei. O estágio foi em inglês, mas eu lá fui estudando alemão nos tempos livres e passados 6 meses já dava uns toques, passados 10 já estava pró.

O estágio foi de Julho de 2005 a Fevereiro de 2006. A malta de lá é bué de fixe, arranjei lá alguns amigos e gostei muito de lá estar, mas ainda bem que acabou, porque na verdade era uma grande seca. Estive o tempo todo a encher franquinhos com liquídos e esperar, 6 horas, 24, 48 horas ou mais, conforme, para no fim não dar nada de geito. Não é para mim.

Depois fui para aquela vida que todos conhecemos. Mandar CVs, entrevistas, mais CVs...

Entretanto achei que podia usar a minha experiência académica aleada aos meu dotes linguísticos e fui vender cerveja numa barraca durante o mundial de futebol. Foi muito interessante, mas chegou uma noite :-) Depois fui de férias para o Oeste Sul da Europa, ou seja, para casa.

Entretanto, quando voltei de férias (já era Outubro) andei a traduzir uma página da internet de alemão para português. Este trabalho gostei muito e tenho pena de não ter começado mais cedo. Mas tive que largar a meio, porque me ligaram da Euroengeneering, onde estou agora a fazer um curso em Microstation/PDS e onde vou começar a trabalhar em Janeiro.

Deixei lá uns malucos a traduzir o resto da página. São estudantes de ERAMUS portugueses e mais não é preciso dizer.

Agora tenho que ir que começou o Chappelle's show na MTV e por sorteainda não traduziram para alemão.

5 comentários:

  1. Ah ha!! ainda bem que também estás por aqui por Leipzig, porque como já deu para toda a gente ver, tu falas pelos cotovelos e eu também.. além disso já tinha saudades de encontrar pessoas assim.. por isso espero que te aguentes bem por aqui..

    ResponderEliminar
  2. ah, e além de falares pelos cotovelos também usas a palavra "chinelar" !!

    ResponderEliminar
  3. hummm... muito muito fixe!
    Bahhh! Nem dá apara acreditar, mas não é que até tenho saudades de Leipzig! E depois da tua descrição, ainda mais....
    Como dizes é pequena que chegue para se encontrar gente conhecida na rua e grande que chegue para se ter acesso a tudo...
    Beijinhos
    Vêmo-nos por Leipzig no futuro próximo...

    ResponderEliminar
  4. Olá!!

    Muito bem! Pode-se dizer que és muito aventureira :o).
    E com muito sentido de humor, que é crucial.

    Eu estou na Universidade do Minho, em investigação e estou a tirar mestrado mas pronto, nunca se sabe o futuro né...

    Fica bem e gostei do teu blog :o).

    Ana Maria (do curso... de Engenharia do Ambiente... de Coimbra... muito boa pessoa aliás...)

    ResponderEliminar
  5. Joni!! Finalmente invadiste a internet...eu estava a ver que nao, com essas influencias faxistas tens mais eh que instalar o pavor com o teu blog!

    agora a brinkar, espero que esteja td bem consigo e com o daniel fadista!

    até à próxima reportagem!!

    tha-tha

    ResponderEliminar